
Psicólogo in Company
A vida emocional e a capacidade das pessoas interagirem e lidarem com seus sentimentos e dificuldades estão diretamente relacionadas com seu desempenho no ambiente de trabalho. Esse fato vem levado muitas empresas a adotar programas de orientação psicológica visando a saúde integral de seu colaborador e no valor que pode ser agregado à qualidade de vida no trabalho, permitindo que seus colaboradores trabalhem mais motivados e com menores índices de estresse.
Atendimento In-Company é o plantão psicológico estendido para dentro da empresa, no próprio espaço de trabalho, que tem caráter breve e emergencial. Este serviço vem sendo absorvido pelas empresas que desejam ter destaque e crescer cada vez mais. Por isso, hoje há a necessidade de buscar uma melhoria constante no ambiente de trabalho, que está sofrendo com os reflexos de um mundo mais competitivo e estressante.
A proposta do psicólogo in company é humanizar as relações interpessoais, pois sabemos que pessoas saudáveis participam na co-construção de redes internas de relações e ambientes mais cooperativos e criativos.
A Equilybra Company também atua em atendimentos emergenciais em situações que vão desde a ocorrência de eventos disruptivos de grandes proporções, até conflitos interpessoais nas relações ocupacionais, minimizando sequelas biopsicossociais em situações em que a vida, a segurança, ou a integridade física e emocional foram postas em risco.
Segmentos e situações onde a psicoterapia dentro da empresa gera resultados positivos:
- Setor de telemarketing.
- Equipes de vendas.
- Atendimento ao público.
- Cargos de chefia/liderança.
- Áreas de confinamento.
- Setores onde o trabalho é repetitivo.
- Violência Urbana (Assaltos e Sequestros)
- Acidentes de trabalho.
- Falecimentos inesperados.
- Desastres naturais
- Mudanças organizacionais (incorporações de empresas, mudanças estratégicas e tecnológicas importantes).
- Mudanças de estilo de gestão.
- Demissões / Promoções / Repatriação / Aposentadoria.
- Estresse Ocupacional
- Doenças crônicas (diabetes, obesidade, hipertensão arterial)
- Situações que geram estresse entre outros.
O psicólogo in company atende de forma breve e focada, tratando questões emergenciais e situações de crise, não se caracterizando como psicoterapia de longo prazo.
Os atendimentos são feitos na própria empresa por psicólogos especializados, evitando custos e tempo com deslocamentos e afastamento do trabalho.
O profissional irá prestar serviços como: psicoterapia breve focal, aconselhamento e orientação psicológica, atendimento emergencial, plantão psicológico, encaminhamento para outros especialistas, mediação de conflitos corporativos, intervenções em situações de crises, entre outros.
Alguns benefícios da psicoterapia in company:
Para os Colaboradores:
- Resolução de conflitos.
- Minimização de sintomas.
- Maior resistência ao estresse.
- Promover o processo de autoconhecimento e transformação.
- Aumentar a motivação no ambiente de trabalho.
- Bem-estar psíquico e estabilidade emocional.
- Melhorar a qualidade de vida.
- Propiciar a adoção de novos comportamentos para enfrentamento das dificuldades.
- Favorecer o desenvolvimento de formas mais adaptativas para lidar com a própria vida.
- Auxiliar em situações como adaptação a novo cargo, transferências, desligamentos da empresa.
Para a Empresa:
- Aumento da produtividade, criatividade e motivação.
- Queda do absenteísmo.
- Melhora do clima organizacional.
- Saúde preventiva dos colaboradores.
- Redução do tempo de licenças e atestados.
- Humanização das relações interpessoais no ambiente de trabalho.
- Diminuição de conflitos dentro da empresa.
- Diminuição de acidentes e rotatividade dos funcionários.
- Funcionários mais saudáveis, cooperativos e satisfeitos com a empresa.
- Melhora na relação funcionário-empresa.
- Diminuição da preocupação, por parte da chefia, por conta de possíveis conflitos que surgem entre os colaboradores.
- Valor agregado à qualidade de vida no trabalho.
A permanência do profissional será feita em período de 6 horas (manhãs ou tardes), compreendendo 8 atendimentos por período.
Fica a critério da empresa optar por quantos períodos necessitar. Todos os atendimentos seguem os critérios éticos da psicoterapia, previstos no Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, garantindo o sigilo psicólogo/paciente.
É necessária a disponibilização de sala para atendimento na empresa, mobiliada adequadamente.
Público alvo: empresas de pequeno, médio ou grande porte.
Entre em contato conosco e agende uma reunião para melhores esclarecimentos sobre esse serviço. Essa é uma parceria que trará muitos benefícios a todos os colaboradores e a sua empresa!
